Adaptação de variedades de brócolo (Brassica oleracea L. var. italica Plenck) à colheita mecânica
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32373Palavras-chave:
Brassica oleracea L. var. italica Plenck, colheita mecânica, matéria seca, produtividade, variedadesResumo
A cultura do brócolo para indústria na região da Lezíria Tejo assume grande importância económica e agronómica. Nesta região estão concentradas as unidades industriais que se destinam ao processamento desta cultura na forma de ultracongelados. Embora seja possível a mecanização da colheita das cabeças, esta ainda é realizada manualmente. O desenvolvimento de equipamentos de colheita robotizados, capazes de selecionar e colher as cabeças de acordo com o seu diâmetro, implica a necessidade de avaliar a adaptação de novas variedades a essa prática, sem descurar os aspetos da produtividade, tolerância às doenças e qualidade para indústria. No período de outubro de 2022 a janeiro de 2023 foi instalado um ensaio em parcelas totalmente aleatórias, na Quinta do Galinheiro (ESAS), com o objetivo de avaliar a adaptação das variedades “Parthenon” e “Titanium” à colheita robotizada do brócolo. A variedade “Parthenon” apresentou uma produtividade média significativamente (p<0,05) superior (9 541 kg/ha) em à relação à “Titanium” (6 722 kg/ha). O diâmetro médio das cabeças de “Parthenon” foi também significativamente (p<0,01) superior (142,7 mm) à “Titanium” (113,3 mm). A variedade “Titanium” apresentou, no entanto, uma maior percentagem do peso seco dos caules, 27,4 % em relação ao peso seco total de matéria seca da planta, enquanto na “Parthenon” essa percentagem foi de apenas 18,4 %. As plantas da variedade “Titanium” apresentam caules de maior dimensão, formando a cabeça a uma maior altura do solo e destacada em relação às últimas folhas, favorecendo deste modo a colheita robotizada das cabeças. A formação das cabeças ocorreu por volta dos 48 Dias Após a Plantação (DAP) com um somatório de temperaturas de 634ºC, considerando uma temperatura base de 4ºC, não se registando diferenças entre as variedades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Artur José Guerra Artur José Guerra Amaral, Tiago Reis
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.