Filosofia Lean e Design Thinking: Uma abordagem conjunta
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32467Palavras-chave:
Lean Manufacturing, Design Thinking , Lean Six-Sigma, Fatores Críticos de FalhaResumo
A filosofia de Lean Manufacturing está a ser adotada globalmente, uma vez que a maioria das indústrias visa melhorar a eficiência dos seus processos de produção através da redução ou eliminação de desperdícios, visto que o seu objetivo é aumentar a competitividade de mercado e a resiliência a fatores disruptivos. No entanto, a implementação da filosofia de Lean Manufacturing não é um processo direto, e um número crescente de estudos relata várias falhas, por várias razões, durante o processo de implementação. Essas falhas podem ter um impacto negativo significativo no desempenho das indústrias, por vezes, com consequências dramáticas. Este trabalho tem como objetivo explorar como a filosofia de Lean Manufacturing combinada com a metodologia Design Thinking pode tornar-se uma abordagem combinada bem-sucedida para superar os fatores críticos de falha relatados na implementação de ferramentas lean em ambientes industriais. Ambas as metodologias são significativamente diferentes na sua natureza, mas mostramos como podem ser combinadas para uma implementação bem-sucedida de ferramentas lean. Um fator-chave para esse sucesso é aproveitar o Design Thinking como uma abordagem centrada no ser humano para resolver problemas "perversos". No final, apresentamos um dicionário entre a metodologia DMAIC para melhorar problemas existentes no processo com causas desconhecidas e as etapas da metodologia Design Thinking.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 João P. Almeida, João Migliorini Cardoso, Wellington Souza Silva, Carla A. S. Geraldes
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.