As vacas são eficientes do ponto de vista ambiental?
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32559Palavras-chave:
Impactes ambientais, gases com efeito de estufa, literacia, pecuária, sustentabilidadeResumo
A produção animal tem sido apontada como uma das fontes de emissões de gases de efeito estufa (GEE), os quais são os principais impulsionadores das alterações climáticas. Mas, algumas das informações que são difundidas ao público são infundadas, provocando más interpretações. Claro que o Acordo de Paris tem de ser levado a sério para se atingirem os objetivos de estabilização do aquecimento global, havendo muitas oportunidades e soluções para estabilizar e até inverter o aquecimento global. O presente estudo foi integrado no projeto Demola e teve como objetivo estudar o modelo produtivo da bovinicultura, avaliar a literacia dos cidadãos em geral, avaliar o potencial impacte ambiental desta fileira. O inquérito aplicado a 1142 cidadãos revelou que 90% das pessoas inquiridas consome carne de vaca, leite e seus derivados. Em relação aos que não consomem estes produtos, 58% adota uma dieta vegetariana e 40% revelou ter intolerância a lactose. No que respeita à sustentabilidade, os consumidores desconhecem se as explorações cumprem normas de sustentabilidade ou se este setor económico contribui negativamente para o impacte ambiental. A pesquisa bibliográfica e o contacto com vários produtores e investigadores revelaram que os diferentes sistemas de produção animal podem ser ambientalmente sustentáveis, dependendo essencialmente do modo de gestão. São várias as medidas que podem ser implementadas para mitigar os impactes ambientais: suplementos alimentares que reduzem as emissões de metano, melhoramento genético que seleciona animais mais eficientes, inovações tecnológicas que aumentam o rendimento e eficiência da exploração e consequentemente a sustentabilidade. Com este estudo verificou-se que, mesmo com os esforços do sector pecuário para reduzir os impactes ambientais, existe ainda muita desinformação por parte dos vários níveis hierárquicos de produção e de todo o sector pecuário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Bárbara Emidio, Bárbara Gonçalves, Bruna Fidalgo, Mariana Ferreira, Laura Mendes, Vitória Pereira, Helena Lalanda, Margarida Oliveira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.