Avaliação dos efeitos das variáveis macroeconómicas sobre a rendibilidade da banca: Caso de estudo do Banco Comercial Standard Bank no período de 2004 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32783Palavras-chave:
Variáveis Macroeconómicas, Rendibilidade bancária, Modelo de Regressão Linear MúltiplaResumo
A escassez de pesquisas e literaturas que estudam de forma minuciosa os efeitos e a magnitude dos efeitos das variáveis macroeconómicas sobre a rendibilidade dos bancos ao nível nacional através do método econométrico causa a falta de ferramentas adequadas para tomada de decisão assertiva ao nível de decisores bancários, por isso que surge a presente pesquisa para tornar-se numa ferramenta que irá contribuir no leque da literatura existente que possibilita o maior entendimento dos efeitos das variáveis macroeconómicas sobre a rendibilidade bancária. A partir do método indutivo, fez se uma pesquisa quantitativa para se ter a magnitude através do uso de modelos de regressão linear múltipla (MRLM), exploratória, bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso do banco em causa. Para colectar os dados, usou se a análise documental na qual recorreu-se ao STATA para elaboração de modelos. Conclui-se que para o Modelo de ROAA, a variável taxa de câmbio tem um feito positivo estatisticamente significativo, o que quer dizer que, o aumento da taxa de câmbio em uma unidade monetária promove o aumento de ROAA em 0.048%. Para o Modelo de ROAE, a taxa índice de desemprego foi a que teve efeito negativo estatisticamente significativo sobre o ROAE, o que quer dizer que, o aumento de uma unidade percentual no índice de desemprego, promove uma redução de 52.4% de ROAE. Assim sendo, políticas cambiais que levam a desvalorização da moeda doméstica podem promover o aumento da rendibilidade dos bancos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Cipriano Pessane, Osvaldo Samo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.