A fiscalização da Autoridade Tributária de Moçambique e o contributo no incremento de receitas fiscais – 2015 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32784Palavras-chave:
Corrupção, Fiscalização, Rendimentos ilícitosResumo
A Autoridade Tributária de Moçambique (AT) tem a função de arrecadar receitas do Estado. O tema é “A fiscalização da Autoridade Tributária de Moçambique e o contributo no incremento de receitas fiscais - 2015 a 2019”. Constitui problema, compreender se a fiscalização da AT contribui no incremento de receitas? H(1): A fiscalização incrementa receitas. H(0): A fiscalização não incrementa receitas. O objectivo é compreender a contribuição da fiscalização no incremento de receitas. Objectivos específicos: estudar a fiscalização, analisar os rendimentos ilícitos e propor a transformação da crise para a captação de receitas. Metodologia: é quantitativa obedecendo o estudo de caso, usam-se dados secundários da DAFT da AT. Resultados: se a fiscalização imparcial, pode incrementar receitas. Desafios: tributação dos rendimentos ilícitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 David Jovo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.