Análise dos indicadores/dimensões do sistema de controlo interno nas Universidades Pedagógica de Maputo, Eduardo Mondlane e Unilicungo, no período de 2018 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32785Palavras-chave:
Controlo Interno, Indicadores de Desempenho do Controlo Interno, Administração PublicaResumo
O objectivo fundamental do estudo foi de analisar os indicadores/dimensões do sistema de controlo interno nas Universidades Pedagógica de Maputo, Eduardo Mondlane e Unilicungo, no período de 2018 a 2020. Para o efeito, um total de 59 sujeitos (39 masculinos e 20 femininos), representando três universidades de Moçambique, nomeadamente a Universidade Pedagógica de Maputo, com 21 sujeitos, a Universidade Eduardo Mondlane, com 20 sujeitos e a Universidade Licungo, com 18 sujeitos, participou do estudo. Para a recolha de dados foi administrado um questionário de perguntas fechadas. Para o efeito, foi usada a escala de medidad de Likert de cinco pontos. Os dados foram analisados no programa estatístico SPSS, 21.0, com o nível de significância de 5%. Os pressupostos da normalidade de dados foram verificados através do teste de Kolmogorov-Smirnov. Para a comparação dos grupos (universidades) de estudo foi aplicado o teste de ANOVA One way (análise da variância com um factor). As principais conclusões encontradas foram as seguintes: 1) Todas as dimensões/dimensões (ambiente de controlo, actividade de risco, actividade de controlo e informação e comunicação) estavam integradas e conseguiram um controlo interno eficaz e 2) a comparação entre as três universidades sugeriu a apresentação de comportamentos distintos no que diz respeito ao sistema do controlo interno, ou seja, houve diferenças significativas entre os grupos de estudo em todas as dimensões. Em outras palavras diríamos que há evidência que pelo menos o comportamento de uma universidade, no concernente ao sistema do controlo interno, é diferente das outras.
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