Governance na Fileira Farmacêutica nos Países em Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32791Palavras-chave:
Governance, países em desenvolvimento, indústria farmacêutica, saúde, MoçambiqueResumo
A fileira farmacêutica é responsável por processos que envolvem medicamentos e produtos de saúde, insumos considerados essenciais para a sobrevivência humana. Apesar disto, observa-se que os países em desenvolvimento enfrentam desafios concernentes à expansão desta indústria. A governance apresenta-se como uma ferramenta que poderá conduzir à melhoria do acesso e à expansão de empresas neste sector.
Este trabalho “Governance na Fileira Farmacêutica nos Países em Desenvolvimento” tem por objetivo a análise do papel da governance nesta fileira em mercados emergentes. Realizou-se uma revisão sistemática, cuja recolha de informação fora feita nas bases de dados: Scielo, Google Scholar, Scopus e Pubmed. E foi promovida uma entrevista à empresa Medis Farmacêutica Moçambique.
Algumas características específicas dos países em desenvolvimento são: o nível de rendimento per capita, a pobreza, a corrupção, a falta de quadros especializados, a falta de instituições que assegurem a captação e a retenção de investimentos. De tudo isto resultam os diferentes ritmos de desenvolvimento das empresas e dos países.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Ercília Mondlane
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.