Governance na Fileira Farmacêutica nos Países em Desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32791

Palavras-chave:

Governance, países em desenvolvimento, indústria farmacêutica, saúde, Moçambique

Resumo

A fileira farmacêutica é responsável por processos que envolvem medicamentos e produtos de saúde, insumos considerados essenciais para a sobrevivência humana. Apesar disto, observa-se que os países em desenvolvimento enfrentam desafios concernentes à expansão desta indústria. A governance apresenta-se como uma ferramenta que poderá conduzir à melhoria do acesso e à expansão de empresas neste sector.

Este trabalho “Governance na Fileira Farmacêutica nos Países em Desenvolvimento” tem por objetivo a análise do papel da governance nesta fileira em mercados emergentes. Realizou-se uma revisão sistemática, cuja recolha de informação fora feita nas bases de dados: Scielo, Google Scholar, Scopus e Pubmed. E foi promovida uma entrevista à empresa Medis Farmacêutica Moçambique. 

Algumas características específicas dos países em desenvolvimento são: o nível de rendimento per capita, a pobreza, a corrupção, a falta de quadros especializados, a falta de instituições que assegurem a captação e a retenção de investimentos. De tudo isto resultam os diferentes ritmos de desenvolvimento das empresas e dos países.

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

Mondlane, E. (2023). Governance na Fileira Farmacêutica nos Países em Desenvolvimento. Revista Da UI_IPSantarém, 11(2), 124–138. https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32791