Os megaprojetos em Cabo Delgado: um olhar sob perspectiva de deslocações ambientais
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32796Palavras-chave:
Moçambique, Megaprojetos, Meio ambiente, Deslocações AmbientaisResumo
Quando se fala da economia moçambicana na atualidade é quase impossível não se olhar para a importância dos megaprojetos neste processo, uma vez que com a explosão dos recursos naturais a configuração das províncias e do país no geral tomou novas abordagens tanto ao nível social e económico quanto ambiental. Neste contexto, quando olhamos para a natureza do tema pesquisado assumimos que não podemos falar dos deslocados internos sem olhar para os impactos que os megaprojetos tem nesta camada da sociedade moçambicana. Esta pesquisa tem como objectivo analisar sob ponto de vista ambiental e econômico, os impactos da implantação de megaprojetos em Cabo Delgado na vida dos deslocados internos. A pesquisa é relevante para o país em particular e para a comunidade internacional no geral pois, para um desenvolvimento sustentável é necessário a consciência sobre a forma como se implanta e explora o capital natural (recursos naturais) sem colocar em causa a extinção dos mesmos e nem a transformação do meio ambiente. Este trabalho usou o tipo de pesquisa bibliográfica através de consulta de literatura ligada ao tema aliada a abordagem qualitativa, sob alçada do método analítico e comparativo.
A falta de acesso de recursos naturais vitais costeiros, deslocações internas são preocupações que as comunidades locais têm com a implantação dos megaprojetos (Cunha, 2019), Migrações internas, impactos ambientais, sociais, culturais, disputas territoriais (Mussagy: 2013) guerras e conflitos entre indivíduos de baixa renda Wise (2018) são desafios para a província.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Ana Machanguia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.