Gestão ambiental- estudo de caso: desenvolvimento urbano e rural em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32803Palavras-chave:
Gestão Ambiental, Desenvolvimento Urbano e RuralResumo
A gestão do meio ambiente, apresenta-se como uma ferramenta valiosa da capacidade para atuar no Desenvolvimento dos sectores como no caso de turismo em Moçambique, assumindo dimensões económicas e sociais, culturais, políticas incluindo a gestão do próprio meio ambiente. Este conjunto de potencial, permite exercer uma influência positiva na sociedade quando acompanhado de mudanças de vida das populações, desde a criação de postos de trabalhos, formação profissional, saúde e demais componentes como o garante de desenvolvimento humano e sustentável. Esta interação contribui o bem-estar dos indivíduos e redução dos níveis de pobreza das famílias. O presente estudo reflete sobre a aposta estratégica na gestão de meio ambiente como suporte para o Desenvolvimento Económico e Sustentável de Moçambique. O projecto compreende actividade de fortalecimeto institucional nos diferentes níveis do Governo na construção e manutenção de infra-estruturas urbanas e rurais, destacando desde pequena escala, tais como: construção e reabilitação de vias de acesso, abertura de furos e construção de pequenos sistemas de abastecimento de Água, construção de sanitários públicos, construção de valas de drenagem e de alpendres em mercados municipais, educação dos cidadãos na reciclagem de lixos e /ou residuos sólidos e entre outros cuidados para saúde pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Ricardo Amade, Brígida João Benedito da Rocha Brito
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.