Ensino da lógica de programação com uso de software visualg como recurso didático

Autores

  • Luzizila Salambiaku UNIKIVI - Departamento de Engenharia Informática – Universidade Kimpa Vita, Angola https://orcid.org/0000-0001-7678-5404
  • Paula Prata Universidade da Beira Interior, Portugal, Instituto de Telecomunicações (IT), Portugal
  • Kavadiambuko Maleka Lutandila Departamento de Engenharia Informática – Universidade Kimpa Vita, Angola

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i4.34087

Palavras-chave:

Ensino, Lógica de programação, Software didático, VisuAlg, Portugol.

Resumo

Historicamente, o processo do ensino de programação é tido como de difícil compreensão para os estudantes por razões tais como: a falta de uma boa preparação, falta de meios didáticos adequados e de ferramentas digitais que possam auxiliar os principais intervenientes (professores e estudantes) a resolverem os problemas que surgem no processo de ensino e aprendizagem. Como consequência, os profissionais da área de Computação capacitados para desenvolver os softwares utilizados para criar soluções inteligentes para atender as necessidades da sociedade actual, são cada vez mais solicitados. Com o objectivo de estudar o impacto da utilização de software didático no ensino introdutório da Lógica de Programação, foi realizado um estudo qualitativo, no Instituto Superior Privado Nzenzu Estrela (ISPNE) na cidade do Uíge – Angola. Usando o Software VisuAlg, com um grupo de 67 estudantes no decorrer de 16 aulas, foi analisada a adesão dos estudantes ao software assim como a sua evolução na aprendizagem. Os resultados obtidos no final da avaliação mostraram que 92,54 % dos estudantes tiveram uma perceção positiva   sobre a aprendizagem da Lógica da Programação com o uso deste recurso didático de auxílio, estimulando o interesse dos estudantes na área de programação.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Salambiaku, L., Prata, P., & Lutandila, K. . (2023). Ensino da lógica de programação com uso de software visualg como recurso didático. Revista Da UI_IPSantarém, 11(4), 5–14. https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i4.34087