Proposta Metodológica para a Orçamentação de Obras de Construção Civil
uma abordagem conceptual para mitigação do superfacturamento das obras públicas em Moçambique.
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i4.34161Palavras-chave:
Orçamentação, Superfacturamento, Obras Públicas em MoçambiqueResumo
As obras públicas desempenham um papel importante para o desenvolvimento socioeconómico e cultural de qualquer país. Nesses termos, o presente artigo visa identificar, nas pequenas e médias empresas moçambicanas, os fatores que constituem risco no processo de orçamentação das obras e propor uma metodologia para a mitigação desses riscos. Para atingir esse desiderato, foi aplicada uma pesquisa do tipo quantitativa com recurso a questionários com perguntas fechadas. Os questionários foram enviados para a 65 empresas moçambicanas, de construção civil, localizadas na zona sul de Moçambique. Para o tratamento das respostas dos empreiteiros, foi aplicado o Índice de Importância Relativa (IIR), onde foi possível identificar os fatores de risco que influenciam na orçamentação das obras: (1) subida dos preços no mercado, (2) atraso do pagamento das faturas dos trabalhos executados pelo empreiteiro e (3) falta de clareza nos documentos de concurso. Por fim, com vista a mitigar esses riscos, foi proposto um modelo a ser incorporado no Sistema de Informação Administração Financeira do Estado (e-Sistefe), com vista a propor uma metodologia informatizadas, com base em critérios claros e objetivos, para auxiliar a orçamentação das obras públicas evitando os superfacturamentos das obras públicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 arsenio zandamela, José Augusto Tomo Psico , Ruy Moreira Cravo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.