A Importância de soluções Open-Source baseadas em computação na nuvem na monitorização da glicose
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v13.i1.34802Palavras-chave:
Xdrip, Nightscout, CGMResumo
A tecnologia tem vindo a transformar o quotidiano das sociedades em vários setores; nomeadamente na saúde, a monitorização da glicose é fundamental para os pacientes que sofrem de Diabetes ou de outras patologias em que o normal funcionamento do pâncreas esteja afetado. O Xdrip e o Nightscout Project, são duas ferramentas tecnológicas que têm vindo a transformar o paradigma no mercado dos CGM (Continuous Glucose Monitoring) e dos FGM (Flash Glucose Monitoring) ambas, resultado de uma participação ativa da sociedade civil, na busca de implementação de tecnologias mais direcionadas para as necessidades concretas das pessoas, em vez de tecnologias mais focadas na vertente comercial do negócio. O foco na autodeterminação, as contribuições massivas de voluntários e as tecnologias gradualmente mais acessíveis, como a computação na nuvem, tornam possíveis estes desenvolvimentos. Através da revisão da literatura existente entendemos que ambas as ferramentas são significativamente relevantes para os seus utilizadores, com contributos reais para a melhoria da sua qualidade de vida, e que as mesmas têm alavancado os desenvolvimentos tecnológicos específicos deste setor, forçando a que os competidores comerciais no mercado procurem inovar os seus produtos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Carla Tomé (Autor)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
