Avaliação do fluxo de resíduos sólidos flutuantes do rio Itiberê por aplicativo e sua contribuição para a quantidade de lixo marinho na Baía de Paranaguá
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i4.35991Palavras-chave:
Lixo marinho; Resíduos flutuantes; Rio; Monitoramento ambiental; Rio Itiberê.Resumo
O aumento populacional traz o aumento de geração de resíduos sólidos. Estes resíduos chegam inúmeras vezes aos mares através de rios, tornando-se lixo marinho. O lixo marinho causa prejuízos para a fauna, flora e também impacta esteticamente rios, praias e mares. Porém, pouco se sabe sobre os fluxos de resíduos sólidos gerados em terra que são transportados até o mar. O presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição do rio Itiberê para a quantidade e qualidade de lixo na baía de Paranaguá a partir de um aplicativo. Foram realizados quatorze monitoramentos em dias de sol (12) e chuva (2) a partir da passarela do Rio Itiberê, Paranaguá. O número e o tipo de itens observados foram armazenados em um aplicativo (JRC LITTER FLOATING MONITORING) desenvolvido para o monitoramento de lixo marinho. A partir dos resultados observou-se que a quantidade de itens avistados durante período de chuva representou 19,4% do total, enquanto durante períodos de baixa pluviosidade foram 80,6%. Estimou-se uma contribuição de 798.810,69 itens por ano pelo Rio Itiberê para a Baía de Paranaguá. Pode-se concluir que o rio contribui com um montante significativo de resíduos sólidos, especialmente durante os períodos de alta pluviosidade para a Baía.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Natália C. Santos, Allan P. Krelling, Cleber F. Serafin
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.