O Desenvolvimento sem Norte nem Sul

Fernando Jorge Cardoso

Resumo


O conceito de desenvolvimento entrou no léxico das ciências sociais desde meados do século passado, em ligação com o estudo dos países não industrializados, sem capital privado significativo, de população maioritariamente camponesa e dependentes da exportação de matérias primas. Com o aprofundamento das mudanças sociais, tecnológicas, ambientais e do conhecimento, o conceito passou a ser aplicado a contextos mais plurais, da economia à cultura e da ecologia à gestão. Hoje, com o processo de globalização e o esbatimento de barreiras à circulação comercial e financeira, o conceito universalizou-se e deixou de se restringir aos países em desenvolvimento. Desta forma, o debate do desenvolvimento, em linha com o fim dos paradigmas analíticos Leste-Oeste, desafia as ainda vigentes análises Norte-Sul.

Palavras-chave


desenvolvimento; geopolítica; tecnologia; economia; globalização; crise

Referências


Meier, G. M., & Seers, D. (Eds.) (1984). Pioneers in development. Londres: Oxford University Press.

Meier, G. M. (Ed.) (1987). Pioneers in development, second series. Londres: Oxford University Press.

Ferreira, P. M. (2014). ”Estados frágeis” em África: A intervenção externa nos processos de construção do Estado (statebuilding) e da paz (peacebuilding). Tese de doutoramento não publicada. ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal. In http://www.pordentrodaafrica.com/wp-content/uploads/2014/11/LIVROTese_EstadosFrageisEmAfrica_FINAL-libre.pdf

Meredith, M. (2011). The fate of Africa: A history of the continent since independence. Londres: Simon & Schuster. (Obra original publicada em 2005)

O’Neill, J. (2003). Dreaming with BRICs: The path to 2050. Global Economics Paper nº 99. Nova Iorque: Goldman Sachs.

Rist, G. (2014). The history of development: From Western origins to global faith (4ª ed.). Londres: Zed Books. (Obra original publicada em 1996)

Rostow, W. W. (1960). The stages of economic growth: A non-communist Manifesto. Nova Iorque: Cambridge University Press.

Truman, H. (1949, 20 de janeiro). Inaugural address. Disponível em: http://www.bartleby.com/124/pres53.html

Williamson, J. (Ed.) (1990). Latin American adjustment: How much has happened? Washington: Institute for International Economics.


Apontadores

  • Não há apontadores.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.