Call for Papers
Empreendedorismo nos países africanos de língua oficial portuguesa: desafios, oportunidades e múltiplas facetas
A revista Cadernos de Estudos Africanos anuncia a abertura de uma chamada para artigos dedicada ao tema:
À semelhança de toda a região da África Subsaariana, o empreendedorismo nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) tem ganho relevância ao longo das últimas cinco décadas, especialmente no contexto das profundas transformações sociais, económicas e políticas verificadas após as independências destes países. Os mesmos enfrentaram desafios significativos, como guerras civis, reconstrução pós-conflito, gestão de recursos naturais e a superação de dificuldades estruturais persistentes.
Assim, a investigação em empreendedorismo é essencial para compreender como as comunidades locais se adaptaram a essas adversidades e como vários setores de atividade e clusters económicos emergiram como motores de desenvolvimento económico. Este número especial propõe-se contribuir para uma melhor compreensão das múltiplas facetas do empreendedorismo nas nações africanas lusófonas, refletindo sobre o que se tem passado neste meio-século desde o advento das independências nacionais.
Com foco nos cinco PALOP (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe), o objetivo é explorar, nas diferentes perspetivas das ciências sociais, como as práticas empreendedoras se desenvolveram, que desafios e oportunidades surgiram e como essas economias moldaram os seus mercados e criaram políticas de fomento do setor privado.
Temáticas sugeridas incluem:
-
Empreendedorismo e dinâmica empresarial em África
-
Empreendedorismo e dinâmica económica em África
-
Empreendedorismo e dinâmica sociológica em África
-
Empreendedorismo e estado de direito em África
-
Empreendedorismo e multipartidarismo em África
-
Empreendedorismo e antropologia em África
Serão particularmente valorizados artigos ricos em trabalho de campo etnográfico, que adotem uma abordagem interdisciplinar e proponham quadros teóricos, conceptuais e éticos para compreender a complexidade das dinâmicas coloniais e pós-coloniais, bem como a invocação do som em processos de construção nacional em contextos africanos, especialmente nos cinco países mencionados.
Esta edição será coordenada por Renato Pereira, Vice-Reitor para a Internacionalização e Investigação no Iscte.
-
Os artigos podem ser em coautoria
-
Extensão: entre 8.000 e 10.000 palavras
-
Línguas: português ou inglês
-
Prazo de submissão: 1 de janeiro de 2026
-
Submissão para: cadernos.cei@iscte-iul.pt
Instruções para publicação: https://revistas.rcaap.pt/cea/infoautores