Call for Papers

A revista Cadernos de Estudos Africanos anuncia a abertura de chamada de artigos para publicação de número especial dedicado à temática ‘Revoluções Sonoras’, com o intuito de assinalar os cinquenta anos das independências da Guiné-Bissau em 1973, e de Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e Angola em 1975.

O conceito ‘revoluções sonoras’ é aqui entendido de modo polissémico, podendo abarcar as mais variadas experiências e subjetividades sonoras vinculadas a processos históricos de transição e/ou transformação política e social. Serve para convocar momentos de rutura e de mobilização coletiva, como foram os casos das lutas anticoloniais, bem como para discutir passados coloniais, continuidades e descontinuidades que se expressam nos diversos quotidianos pós-coloniais.

Coordenado por Marco Roque de Freitas (INET-md / NOVA FCSH) e Cristina Sá Valentim (ICS / ULisboa), este número temático visa explorar a relevância da cultura expressiva – incluindo o som, a música e a dança – nos processos de formação de subjetividades políticas, de construção da nação, de (re)criação, preservação, negociação e/ou contestação e reivindicação de identidades, de memórias e de patrimónios, e na produção de estratégias de poder com propósitos de dominação ou de resistência.

Pretendemos reunir contribuições que analisem as dinâmicas de poder coloniais e os seus legados na contemporaneidade, bem como os desafios pós-coloniais na configuração de práticas performativas em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, contemplando um abrangente conjunto de tópicos:

  • Música, ciência colonial e violências;
  • Música, poder colonial e agências/resistências africanas;
  • Políticas culturais relativas à música e à dança por entidades estatais ou por movimentos que se opõem às mesmas;
  • Categorização sonora/musical enquanto mecanismo de controlo;
  • Radiodifusão, cinema, imprensa e outros meios de comunicação social e de propaganda;
  • Eventos musicais à escala local, nacional ou internacional (como festivais de cultura);
  • Música, género e sexualidade;
  • Indústria dos espetáculos;
  • Indústria fonográfica;
  • Estatuto social e laboral de músicos e artistas;
  • Práticas de produção, mediação, circulação e consumo de cultura expressiva no âmbito da categoria World Music;
  • Organização sonora das cidades coloniais e pós-coloniais;
  • Interações entre diferentes grupos etnolinguísticos mediadas pela música e pela dança;
  • Produção e/ou reativação de arquivos sonoros coloniais e/ou pós-coloniais;
  • Desafios da digitalização e da restituição/repatriação de instrumentos musicais e gravações sonoras;
  • Direitos de autor e conexos;

Serão particularmente valorizados artigos com abordagens interdisciplinares e trabalho etnográfico que proponham quadros teóricos, conceptuais e/ou éticos relevantes para entender a complexidade das dinâmicas coloniais e pós-coloniais, e dos processos de ‘construção sonora da nação’ em contextos africanos, em particular nos supracitados cinco países.

As propostas de artigos (entre 8.000 e 10.000 palavras) podem ser redigidas em coautoria, em inglês ou em português, devendo ser enviadas até dia 15 de julho de 2025, para o endereço eletrónico cadernos.cei@iscte-iul.pt, com o assunto ‘Revoluções Sonoras’.

As normas de publicação encontram-se disponíveis em: https://revistas.rcaap.pt/cea/infoautores.