Polémicas e Modelos para uma Sociologia de Intervenção
Palavras-chave:
investigação científica, investigação social, sociologia de intervençãoResumo
A sociologia de intervenção sempre colocou os seus desafios na procura utópica da chave da mudança social e, através dessa reflexão, no ensaio de métodos de redução das incertezas. É já um longo percurso teórico, metodológico e prático cuja exploração seguiu dois percursos diferentes e, ainda, hoje largamente desencontrados. Trata-se, por um lado, da procura das leis gerais da história e dos factores fundamentais da mudança e, por outro lado, da procura de proposições que dessem conta da pluralidade irredutível dos processos de mudança e do seu carácter contingente, localizado, complexo, provisório, de limites fluidos e de tensão. Entende-se que cada «sistema de acção concreto» contêm um mínimo de ordem e de interdependência por detrás da aparente desordem das estratégias dos actores individuais e colectivos. Compete ao processo de pesquisa elucidar os limites, as fronteiras e os mecanismos de regulação e desordem desse sistema, identificar os mecanismos de alienação e de emancipação que coexistem nos processos concretos de acção.
Referências
François DUBET, «Plaidoyer pour l'intervention sociologique», in Didier VRANCKEN & Olgierd KUTY (eds.), La sociologie et l'intervention, ouvertures sociologiques, Louvainla-Neuve, De Boeck Université, 2001, pp. 89-110.
Michel DUCHAMP, Brigitte BOUQUET & Hervé DROUARD, La recherche en travail social, Paris, Centurion, 1989.
Erhard FRIEDBERG, «Faire son métier de sociologue surtout dans l'intervention» in Didier VRANCKEN & Olgierd KUTY (eds.), La sociologie et l'intervention, ouvertures sociologiques, Louvain-la-Neuve, De Boeck Université, 2001, pp. 110-130.
Isabel Carvalho GUERRA, Fundamentos e processos de uma sociologia da acção, Lisboa, Principia, 2000.
Gilles HERREROS, Pour une sociologie d 'intervention, Ramonville, Éditions Eres, 2002.
Remi HESS, Sociologia de intervenção, Lisboa, Rés, 1983.
Paul LADRIÈRE, Patrick PHARO & Louis QUÉRÉ, La théorie de l 'acton: le sujet pratique en débat, Paris, CNRS Editions, 1993.
Michel LEGROS, Henri PASCAL & Hervé DROUART, Sociologie et Intervention Sociale: manuel de sociologie générale, Paris, Centurion, 1991.
Phillippe MALRIEU, Dynamiques sociales et changements personnels, Paris, Éditions CNRS, 1989.
Robert MAYER, Francine OUELLET, Marie-Christine OUELLET, Marie-Christine SAINT-JACQUES & Daniel TURCOTTE (et al.), Méthodes de recherche en intervention sociale, Paris e Monreal, Gaetan Morin Editeur, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.