Water and sustainable development

Autores

  • Mafalda Leitão Universidade Aberta, Portugal
  • Manuela Malheiro Universidade Aberta, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij9(2)2017.30455

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Educação para o desenvolvimento sustentável, Água, Comunidades de prática

Resumo

Esta comunicação baseia-se numa investigação que decorreu entre 2008 e 2012. Sustentada na convicção de que a educação constitui o meio mais efetivo que a sociedade possui para fazer face aos desafios do futuro (Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas [UNESCO], 1997), procurou contribuir para a autoformação de professores em educação para o desenvolvimento sustentável. Criou-se uma comunidade de prática virtual constituída por professores de Física e Química de Portugal e de países africanos de língua oficial portuguesa, inicialmente desconhecidos entre si e provenientes de diferentes contextos. A educação para o desenvolvimento sustentável constituiu o domínio da comunidade. A água foi o tema motivador e aglutinador pois estabelece um desafio ético, simultaneamente social, económico, ambiental e político.

Assimetricamente distribuída, sobre a superfície da Terra e no período temporal, a água constitui uma prioridade, quase de todos os tempos e culturas. Hoje, numa era em que a perceção global dos fenómenos é evidente, a prioridade de uma justa e equitativa distribuição, que garanta o consumo, em qualidade e quantidade, a toda a humanidade e seres vivos é premente.

O combate à pobreza é um dos maiores desafios para se atingir um desenvolvimento equitativo e sustentável, e a água desempenha aqui um importante papel (Heerden, Blignaut & Horridge, 2008) sendo considerada um dos fatores limitantes ao desenvolvimento (Aronson, Blignaut, Milton & Clewell, 2006). Quando as pessoas não têm acesso à água potável em casa ou quando não têm acesso à água como um recurso produtivo, as suas escolhas e liberdades são limitadas por problemas de saúde, pobreza e vulnerabilidade. A água dá vida a tudo, incluindo o desenvolvimento e a liberdade humanos (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento [UNDP], 2006).

As conclusões da investigação revelam que a água é considerada um tema essencial à vida e sobre o qual é hoje necessária uma atenção especial devido aos atentados ambientais de que é alvo, bem como aos atentados económicos, sociais e políticos ligados ao acesso e qualidade da água potável.

Devido às experiências motivadas pelos diferentes contextos culturais e geográficos, as perceções apresentadas pelos professores africanos apresentaram-se diferentes das dos europeus. Este facto levou a que a partilha efetuada na comunidade de prática potenciasse uma abordagem e aprendizagem mais diversificadas do tema da água e das questões do desenvolvimento sustentável.

Esta experiência abre caminho a futuros projetos, como a criação de parcerias entre educadores e profissionais em todo o mundo, sobre a água e o desenvolvimento sustentável.

Referências

Aronson, J., Blignaut, J., Milton, J., & Clewell, A. (2006). Natural capital: The limiting factor. Ecological Engineering, 28, 1-5.

Blanc, D., & Perez, R. (2008). The relationship between rainfall and human density and its implications for future water stress in Sub-Saharan Africa. Ecological Economics, 66 (2-3), 319-336.

Bokova, I. (2015). Foreword. In United Nations World Water Assessment Programme, WWAP. The United Nations World Water Development Report 2015: Water for a Sustainable World (p. v). Paris: UNESCO.

Bouguerra, M. (2005). As batalhas da água: Por um bem comum da humanidade. Bissau: Ku Si Mon Editora.

Caporali, R. (1998). Do desenvolvimento económico ao desenvolvimento sustentável. In R. Villas Boas, e J, Kahn. (Eds), Technological assessment and zero emissions in a global world (pp. 143-145). Rio de Janeiro: IATAFI/IMAACUNIDO/ CETEM. Accessed http://200.20.105.7/imaac/Publications/Books/Zero%20Emissions%20in%

Global%20World.pdf

Centre for Environment and Development for the Arab Region and Europe - Global water partnership Mediterranean - CEDARE-GWP (2002). Water for the 21st Century: Vision to action. Framework for action for North Africa. Accessed http://www.gwpmed.org/files/FFA%20North%20Africa.pdf

Dervis, K. (2006). Foreword. In United Nations Development Programme, UNDP. Human Development Report 2006. Beyond scarcity: Power, poverty and the global water crisis (pp. v-vi). New York: UNDP.

Federal Ministry for the Environment, Nature Conservation and Nuclear Safety e Federal Ministry for Economic Co-operation and Development – FM (2001). Conference report: Water – a key to sustainable development. International conference on freshwater. Accessed www.un.org/esa/sustdev/sdissues/water/Bonn

ConferenceReport.pdf

Flint, R. (2004). The sustainable development of water resources. Water Resources Update, 127, 41-51. Accessed http://www.ucowr.org/updates/127/Flint.pdf

Heerden, J., Blignaut, J., & Horridge, M. (2008). Integrated water and economic modelling of the impacts of water market instruments on the South African economy. Ecological Economics, 66(1), 105-116.

International Hydrological Programme - UNESCO-IHP (2014). Water in the Post-2015 Development Agenda and Sustainable Development Goals . Discussion paper. Paris: UNESCO-IHP.

Lave, J., & Wenger, E. (1991). Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press.

Meadows, D., Meadows, D., Randers, J., & Behrens, W. (1972). Os limites do crescimento. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Miletto, M. & Connor, R. (2015). Preface. In United Nations World Water Assessment Programme, WWAP. The United Nations World Water Development Report 2015: Water for a Sustainable World (pp. vii-viii). Paris: UNESCO.

Pinto, B. R. (2007). A importância da água em África. Água e cultura, 0, 30-31.

Rodríguez Illera, J. (2007). Como as comunidades virtuais de prática e de aprendizagem podem transformar a nossa conceção de educação. Sísifo/Revista de Ciências de Educação, 3, 117-124.

Santos, F. (2007). Que futuro? Ciência, tecnologia, desenvolvimento e ambiente. Lisboa: Gradiva.

The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO (1997). Educating for a sustainable future: A transdisciplinary vision for concerted action. Accessed http://www.unesco.org/education/tlsf/mods/theme_a/popups/mod

t05s01.html#pre

The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO (2007). The Ahmedabad declaration: A call to action. Education for life: Life through education. Accessed http://www.tbilisiplus30.org/Ahmedabad%20

Declaration.pdf

The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO (2008). UNESCO publishes first world map of underground transboundary aquifers. Accessed http://rabat.unesco.org/article.php3?id_article=1492

The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO (2009a). Bonn Declaration. UNESCO World Conference on Education for Sustainable Development. Bona: UNESCO & Federal Ministry of Education and Research. Accessed http://www.esd-world-conference-2009.org/fileadmin/download/

ESD2009_BonnDeclaration080409.pdf

The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO (2009b). Proceedings. UNESCO World Conference on Education for Sustainable Development. Bona: UNESCO & Federal Ministry of Education and Research. Accessed http://www.esd-world-conference- 2009.org/fileadmin/download/ESD2009

ProceedingsEnglishFINAL.pdf

United Nations – UN (2011). The Millennium Development Goals Report 2011. New York: United Nations. Accessed http://www.un.org/millenniumgoals/11_MDG%

Report_EN.pdf

United Nations - UN (2012). Rio+20 Outcome Document “The Future We Want”. United Nations Conference on Sustainable Development. Accessed http://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/66/288&Lang=E.

United Nations - UN (2015). Transforming our world: The 2030 Agenda for Sustainable Development. Accessed https://sustainabledevelopment.un.org/content/

documents/21252030%20Agenda%20for%20Sustainable%20Development%20web.pdf

United Nations - Water/Africa – UN-W/A (2006). African Water Development Report 2006. Addis Ababa: Economic Commission for Africa. Accessed http://www.uneca.org/awich/AWDR%20full.pdf

United Nations Development Programme – UNDP (2006). Human Development Report 2006. Beyond scarcity: Power, poverty and the global water crisis. New York: UNDP. Accessed http://hdr.undp.org/en/media/HDR06- complete.pdf

Villeneuve, C. (1998). Qui a peur de l'an 2000? Guide d'éducation relative à l'environnement pour le développement durable. Quebec: UNESCOMultiMondes.

Wenger, E. (1991). Communities of practice: Where learning happens. Benchmark Magazine. Accessed http://www.ewenger.com/pub/pubpapers.htm

Wenger, E. (1996). Communities of practice: The social fabric of the learning organization. HealthCare Forum Journal, 39(4), 20-26. Accessed http://www.ewenger.com/pub/pubhealthcareforum.htm

Wenger, E. (1998). Communities of practice: Learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press.

Wenger, E., McDermott, R., & Snyder, W. (2002). Cultivating communities of practice: A guide to managing knowledge. Boston: Harvard Business Scholl Press.

World Commission on Environment and Development - WCED (1987). Our common future. New York: Oxford University Press.

World Tourism Organization – UNWTO (2013). Message by UNWTO Secretary-General Taleb Rifai. Accessed http://wtd.unwto.org/en/content/unwtosg.

World Water Assessment Programme – WWAP (2006). The United Nations World Water Development Report 2: Water, a shared responsibility. Barcelona: UNESCO-Berghahn Books. Accessed http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001454/

E.pdf

World Water Assessment Programme - WWAP (2015). The United Nations World Water Development Report 2015: Water for a Sustainable World. Paris: UNESCO.

World Water Council - WWC (2006). Final report of the 4th World Water Forum: Local actions for a global challenge. México: National Water Commission of Mexico. Accessed http://www.worldwatercouncil.org/index.php?id=32.

World Wide Fund for Nature - WWF (2008). Living Planet Report 2008. Accessed http://awsassets.panda.org/downloads/living_planet_report_2008.pdf.

World Wide Fund for Nature – WWF (2010). Living Planet Report 2010:Biodiversity, biocapacity and development. Accessed http://awsassets.panda.org/downloads/wwf_

lpr2010_lr_en.pdf

Downloads

Publicado

2023-06-12

Como Citar

Leitão , M., & Malheiro, M. (2023). Water and sustainable development. Tourism and Hospitality International Journal, 9(2), 72–86. https://doi.org/10.57883/thij9(2)2017.30455