A Cura da Depressão: Mito ou Realidade

Autores

  • Pedro Varandas Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – Casa de Saúde da Idanha

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.14737

Palavras-chave:

Episódio Depressivo, Depressão Major, Tratamento, Agomelatina

Resumo

Introdução: A Perturbação Depressiva Major é caracterizada por episódios depressivos recorrentes cuja remissão sintomática total ou parcial pode determinar uma evolução para a cura ou para a cronicidade. Por este motivo o tratamento dos episódios depressivos deverá ter como prioridade a remissão total dos sintomas. Neste artigo serão discutidos os factores que contribuem para a remissão bem como destacado o papel do antidepressivo agomelatina na remissão clínica total.

Objectivos: Este artigo pretende demonstrar que a cura da Perturbação Depressiva Major é possível desde que se garanta a remissão sintomática total dos episódios depressivos. É destacada a eficácia comparativa da agomelatina na remissão sintomática.

Métodos: Revisão sistemática e crítica da literatura sobre a remissão sintomática na depressão major, bem como sobre a eficácia comparativa da agomelatina.

Resultados/Conclusões: No tratamento da perturbação depressiva major, a remissão sintomática total dos episódios depressivos é condição necessária para uma boa evolução. A agomelatina demonstrou ser um dos antidepressivos com melhor eficácia comparativa na remissão sintomática dos episódios depressivos major.

Downloads

Publicado

2018-07-02

Edição

Secção

Actas