Instruções para Revisores

COMENTÁRIOS PARA O EDITOR

1 - Breve apresentação do estudo: objetivo, tipo (observacional, eficácia diagnóstica, retrospectivo, prospectivo, meta-análises etc.), tamanho da amostra. Incluir principais conclusões dos autores.

2 - Construção do manuscrito: extensão e organização geral

3 - Pontos positivos (ex.: originalidade, resultados convincentes, importância clínica / científica)

4 - Pontos negativos (ex.: linguagem inadequada, erros metodológicos, resultados irrelevantes, conclusões não suportadas pelos resultados, ausência de impacto clínico, erros na bibliografia)

5 - Opinião: potencial de citação, impacto na prática clínica, impacto científico. Recomendação (rejeição, revisão major, revisão minor, aceitar).

 

 

COMENTÁRIOS PARA OS AUTORES

Devem ser incluídos aqui os mesmos comentários ao editor 1-4 (ou semelhantes com pontos fortes e fracos), mas não a Opinião.

 

ABSTRACT (estruturado)

1 - Objetivos: o objetivo do estudo é claro e explícito?

2 - Materiais e Métodos: informações básicas que permitam compreender a metodologia do estudo?

3 - Resultados: claros e resumidos?

4 - Conclusão: clara e curta?

5 - Abreviaturas: devem ser definidas na primeira ocorrência, exceto nomes muito comuns (TC, RM, US) e comuns

6 - A contagem de palavras do Abstract deve ser 250 ou menos.

 

PALAVRAS-CHAVE

7 - Devem estar incluídas no MESH: consultar website meshondemand para sugestões:  https://www.nlm.nih.gov/oet/ed/mesh/meshondemand.html.

 

ABREVIATURAS

8 - Lista completa das abreviaturas utilizadas.

9 - Abreviaturas devem ser definidas na primeira ocorrência no texto, com exceção de abreviaturas comuns: por exemplo CT, MRI, US.

 

TÍTULO

10 - Deve ser curto, informativo e cativante. Abreviaturas muito comuns podem ser incluídas (CT, MRI, US, etc.).

 

INTRODUÇÃO

11 - Habitualmente, deve ser composta por três parágrafos: o primeiro uma posição global do tema, o segundo centra-se na questão específica do estudo, o terceiro uma apresentação resumida e o objetivo do estudo. No final, o leitor deve ter uma ideia clara da questão que o estudo aborda, e a resposta será encontrada no primeiro parágrafo da Discussão.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

12 - Descrição clara de tudo o que foi feito no estudo, de forma que o leitor possa replicar integralmente o estudo, se possuir as mesmas condições. Em estudos clínicos, devem ser aqui muito claras a seleção de participantes (critérios de inclusão e exclusão), métodos de recolha de dados e métodos de tratamento de dados. A descrição dos números efetivos deve estar na seção Resultados.

13 - No início desta secção devem ser mencionadas as considerações éticas (Declaração de Helsínquia e aprovação pelo Conselho de Ética) e utilização de consentimento informado.

 

RESULTADOS

13 - A amostra final do estudo deve ser encontrada aqui. Os resultados devem ser apresentados da forma mais simples possível, com poucos números em texto. Quantidades maiores de dados devem ser apresentadas em tabelas, com leitura imediatamente percetível sem ser necessário ler o texto. As figuras devem ser incluídas nesta secção.

14 - Todos os resultados do estudo devem estar nesta seção. Não deve haver nenhum resultado a aparecer pela primeira vez na Discussão.

 

DISCUSSÃO

15 - O primeiro parágrafo responde à questão levantada na Introdução, resumindo e interpretando brevemente os resultados. O segundo parágrafo deve integrar os resultados na literatura, efetuando comparações e explicando o valor acrescentado do estudo. Devem também ser interpretadas potenciais discrepâncias. Pode existir mais que um parágrafo para efetuar a integração na literatura, dependendo da quantidade e variedade de dados a discutir, mas há que manter uma Discussão objetiva e curta. O penúltimo parágrafo aborda honestamente as limitações do estudo e sugere soluções. O último parágrafo - conclusão - geralmente consiste em uma ou duas frases curtas que explicam o valor final do estudo.

 

FIGURAS

16 - As figuras devem ser de alta qualidade, com anotações claras sempre que necessário, com legendas autoexplicativas. Cada figura transmite informação única; não deve haver figuras que repitam informação.

 

BIBLIOGRAFIA

17 - Devem ser atuais e refletir o conhecimento do estado-da-arte. Verificar se referências da ARP potencialmente contributivas para o estudo estão incluídas. Confirmar sempre que possível que as referências dizem respeito aos estudos onde os dados são reportados, e não a artigos de revisão.