“Radiologia da Próstata”

Autores

  • José Venâncio Instituto Português de Oncologia de Lisboa, Francisco Gentil

DOI:

https://doi.org/10.25748/arp.13661

Resumo

O Cancro da Próstata (CP) é, depois dos tumores cutâneos o Cancro mais frequente no Mundo Ocidental e a 2ª causa de morte por doenças oncológicas no homem. A sua prevalência aumenta com a idade e é tão elevada, que poderia ser considerado um facto normal do envelhecimento. Aproximadamente 16% (1 em cada 6) dos homens terão CP durante a sua vida.

A próstata localiza-se entre a bexiga e o pénis, em frente do recto e tem a forma duma castanha. Inclui três zonas glandulares: a zona periférica é a mais externa e a localização mais frequente (70 a 75% dos Adenocarcinomas da próstata; a histologia mais comum -95% dos casos-); a zona central localiza-se no centro da próstata e é localização rara dos tumores da próstata; a zona de transição situa-se acima da zona central e é o local mais frequente da hiperplasia benigna, podendo aí haver tumores, embora de modo mais raro do que na zona periférica. Inclui igualmente duas zonas não glandulares: a zona anterior e a uretra prostática.

Embora a maior parte dos CP cresçam lentamente e não necessitem de tratamento, outros tipos são agressivos, clinicamente relevantes e disseminam-se com rapidez. O CP detectado precocemente tem mais hipóteses de ser curado. Por esse motivo tem de ser detectado num estadio inicial.

Biografia Autor

José Venâncio, Instituto Português de Oncologia de Lisboa, Francisco Gentil

Serviço de Radiologia

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Secção

Artigos Opinião