Albano Ramos, Radiologista e Professor Universitário de Excelência

Autores

  • Sara Isabel Dias Teixeira Estudante do Mestrado Integrado em Medicina na FMUP 6o ano
  • Amélia Ricon Ferraz Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.25748/arp.17523

Resumo

RESUMO

 

Introdução:

Albano Ramos foi um dos pioneiros da Radiologia em Portugal. Dedicou-se de forma irrepreensível à prática clínica e à formação universitária. Esta dissertação tem como objetivo enaltecer o Médico e Professor Universitário de enorme relevo na história da Radiologia portuguesa e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

 

Material e Métodos:

A pesquisa bibliográfica foi fundamentada tanto no acervo documental da Biblioteca da FMUP e do Museu de História da Medicina “Maximiano Lemos” da FMUP, em conteúdos disponíveis online, como em entrevistas realizadas a uma das suas filhas.

 

Resultados:

Iniciou o seu percurso clínico no Hospital Geral de Santo António (HGSA) e nas enfermarias da Patologia Médica da FMUP. Conciliou de forma brilhante a vertente académica com a clínica, tendo sido o primeiro diretor do serviço de Radiologia do Hospital Escolar de São João (HESJ), e percorrido todos os graus académicos até Professor Catedrático.

 

Discussão:

Promoveu a formação de médicos e de técnicos na especialidade, organizou e pertenceu aos corpos de gestão de inúmeros congressos e não descorou a formação cultural que preencheu com a pintura e a leitura.

 

Conclusão:

Aprendeu com o Professor Roberto de Carvalho a arte da Radiologia e modernizou-a ao acompanhar os avanços da especialidade no estrangeiro. Exemplo de um gosto incomensurável pelo conhecimento, o Professor Albano Ramos é lembrado como uma personalidade médica dotada de extraordinárias capacidades de gestão e inovação aliadas a uma dedicação total, atributos que personificam em pleno os indivíduos dedicados à ciência e à Escola Médica onde professou.

 

Palavras-chave: Radiologia. História da Medicina. Biografia Médica.

 

Publicado

2021-12-13

Edição

Secção

Artigos Originais