Preditores de sobrevivência e margens cirúrgicas positivas em doentes com adenocarcinoma do pâncreas
Um estudo retrospetivo num único centro
DOI:
https://doi.org/10.25748/arp.22421Resumo
Introdução: O adenocarcinoma do pâncreas é uma das principais causas de morte por cancro. Apresenta uma baixa sobrevivência mesmo na pequena proporção de doentes submetidos a cirurgia. O objetivo deste estudo foi avaliar o valor da TC pré-operatória na previsão do envolvimento das margens cirúrgicas e identificar características imagiológicas preditoras de sobrevivência nos doentes com adenocarcinoma pancreático ressecável.
Métodos: Foram avaliados retrospetivamente 62 doentes com adenocarcinoma pancreático confirmado histologicamente e submetidos a ressecção cirúrgica entre 1 de janeiro de 2010 e 30 de junho de 2019. Os registos clínicos e as TC pré-operatórias foram revistos para recolha de dados clínicos e imagiológicos. Os dados foram avaliados com o teste do Qui-quadrado e regressão logística binária. A análise de sobrevivência realizou-se com recurso ao método de Kaplan-Meier, ao teste de Log-Rank e à regressão de Cox.
Resultados: Dos 62 doentes incluídos no estudo, identificaram-se 35 com margens negativas e 27 com margens positivas. Na análise multivariada, o envolvimento vascular revelou-se preditor de margens cirúrgicas positivas. A sobrevivência média foi de 789 dias, sendo significativamente diferente entre os grupos com margens positivas e negativas. Na análise de sobrevivência, a densidade tumoral na TC (HR=0,985, p-value=0,035) e sinais imagiológicos sugestivos de envolvimento perineural extra-pancreático (HR=2,324, p-value=0,048) foram identificados como preditores.
Conclusão: A TC pré-operatória é uma ferramenta útil na previsão das margens cirúrgicas positivas e sobrevivência, podendo ajudar na identificação de doentes com tumores ressecáveis com pior prognóstico que possam beneficiar de outras estratégias terapêuticas.
Palavras-chave: pâncreas; análise de sobrevivência; tomografia computorizada.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
CC BY-NC 4.0