Síndrome de POEMS: O Papel Importante da Imagiologia no Diagnóstico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25748/arp.25622

Resumo

A Síndrome de POEMS corresponde a uma síndrome paraneoplásica rara associada a distúrbio proliferativo monoclonal plasmocítico. Apesar do diagnóstico ser predominantemente clínico-laboratorial, os estudos imagiológicos podem desempenhar um papel fundamental ao identificar alguns dos critérios de diagnóstico major e minor.

Este caso ilustra a contribuição dos estudos imagiológicos no diagnóstico desta síndrome. Uma mulher de 67 anos recorre ao médico assistente por tumefação supraclavicular esquerda, sintomas constitucionais , parestesias e déficit de sensibilidade nas extremidades inferiores. Tomografia computorizada (CT) revelou linfadenopatia generalizada com características imagiológicas sugestivas de Doença de Castleman multicêntrica, associada a lesões ósseas escleróticas difusas, hepatoesplenomegalia e líquido livre intra-abdominal.

Estas características, conjugadas com a presença de distúrbio monoclonal plasmocítico e polineuropatia, permitiu um correto diagnóstico de Síndrome de POEMS.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Edição

Secção

Casos Clínicos