Síndrome de POEMS: O Papel Importante da Imagiologia no Diagnóstico
DOI:
https://doi.org/10.25748/arp.25622Resumo
A Síndrome de POEMS corresponde a uma síndrome paraneoplásica rara associada a distúrbio proliferativo monoclonal plasmocítico. Apesar do diagnóstico ser predominantemente clínico-laboratorial, os estudos imagiológicos podem desempenhar um papel fundamental ao identificar alguns dos critérios de diagnóstico major e minor.
Este caso ilustra a contribuição dos estudos imagiológicos no diagnóstico desta síndrome. Uma mulher de 67 anos recorre ao médico assistente por tumefação supraclavicular esquerda, sintomas constitucionais , parestesias e déficit de sensibilidade nas extremidades inferiores. Tomografia computorizada (CT) revelou linfadenopatia generalizada com características imagiológicas sugestivas de Doença de Castleman multicêntrica, associada a lesões ósseas escleróticas difusas, hepatoesplenomegalia e líquido livre intra-abdominal.
Estas características, conjugadas com a presença de distúrbio monoclonal plasmocítico e polineuropatia, permitiu um correto diagnóstico de Síndrome de POEMS.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
CC BY-NC 4.0