Ensino de Anatomia em Colaboração com a Radiologia no Mestrado Integrado de Medicina: Análise Retrospectiva na NOVA Medical School entre 2012 e 2020
DOI:
https://doi.org/10.25748/arp.27703Resumo
Os principais desafios ao ensino de anatomia e radiologia no mestrado integrado de medicina (MIM) prendem-se com o tempo limitado e o enorme volume de informação. Para fazer face as estas limitações, as reformas do MIM levaram a que o ensino de anatomia e radiologia fosse fundido em muitas faculdades de medicina. Na NOVA medical school, o ensino de anatomia clínica e radiológica foi estruturado numa unidade curricular denominada de imagiologia e anatomia clínicas (IAC), no 2º ano, 2º semestre, assegurada pelos departamentos de anatomia e radiologia. A análise do ensino da UC de IAC desde a sua implementação em 2012/2013 até 2019/2020 foi feita com base nas respostas dos alunos aos questionários implementados de acordo com o procedimento para a análise semestral do funcionamento do ciclo de estudos da NOVA. Mais de 90% dos alunos inquiridos considerou que o tempo alocado à IAC (UC semestral de 72 horas) é adequado e que os temas versados são importantes para o futuro do médico. Globalmente, a taxa de satisfação com o ensino teórico e prático da IAC foi superior a 75%, e a satisfação global com a UC foi em média superior a 75%. O ensino de anatomia radiológica foi bem sucedido em mais de 85% dos alunos inquiridos. Contudo, o ensino de anatomia e radiologia nesta UC não é suficiente para os alunos do MIM, sendo necessário o reforço do ensino, com UCs dedicadas ao ensino de anatomia e radiologia clínica nos últimos anos do MIM.
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