Ensino de Anatomia em Colaboração com a Radiologia no Mestrado Integrado de Medicina: Análise Retrospectiva na NOVA Medical School entre 2012 e 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25748/arp.27703

Resumo

Os principais desafios ao ensino de anatomia e radiologia no mestrado integrado de medicina (MIM) prendem-se com o tempo limitado e o enorme volume de informação. Para fazer face as estas limitações, as reformas do MIM levaram a que o ensino de anatomia e radiologia fosse fundido em muitas faculdades de medicina. Na NOVA medical school, o ensino de anatomia clínica e radiológica foi estruturado numa unidade curricular denominada de imagiologia e anatomia clínicas (IAC), no 2º ano, 2º semestre, assegurada pelos departamentos de anatomia e radiologia. A análise do ensino da UC de IAC desde a sua implementação em 2012/2013 até 2019/2020 foi feita com base nas respostas dos alunos aos questionários implementados de acordo com o procedimento para a análise semestral do funcionamento do ciclo de estudos da NOVA. Mais de 90% dos alunos inquiridos considerou que o tempo alocado à IAC (UC semestral de 72 horas) é adequado e que os temas versados são importantes para o futuro do médico. Globalmente, a taxa de satisfação com o ensino teórico e prático da IAC foi superior a 75%, e a satisfação global com a UC foi em média superior a 75%. O ensino de anatomia radiológica foi bem sucedido em mais de 85% dos alunos inquiridos. Contudo, o ensino de anatomia e radiologia nesta UC não é suficiente para os alunos do MIM, sendo necessário o reforço do ensino, com UCs dedicadas ao ensino de anatomia e radiologia clínica nos últimos anos do MIM.

Biografia Autor

Tiago Bilhim, Interventional Radiologist CHLC and Saint Louis Hospital Professor of Radiology Nova Medical School Lisbon

Interventional Radiologist
CHLC and Saint Louis Hospital
Professor of Radiology
Nova Medical School
Lisbon, Portugal

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Publicado

2023-04-30

Edição

Secção

Artigos Originais