Sarcoidose da Mama: Uma Manifestação Incomum
DOI:
https://doi.org/10.25748/arp.27792Resumo
O envolvimento mamário no contexto de sarcoidose sistémica é raro e pode mimetizar uma lesão maligna. Os estudos de imagem contribuem para a deteção de lesões mamárias mas não são úteis no estabelecimento de um diagnóstico definitivo. Assim, a malignidade deve ser excluída por biópsia histológica de forma a confirmar precocemente o diagnóstico.
Reporta-se um caso de envolvimento mamário pela sarcoidose numa mulher de 63 anos com sarcoidose sistémica conhecida. A mamografia mostra múltiplas opacidades nodulares ovaladas, de bordos microlobulados e elevada densidade, sem microcalcificações associadas. Ecograficamente correspondiam a massas sólidas hipoecogénicas, de contornos microlobulados em ambas as mamas, achados que foram considerados suspeitos de malignidade. A Ressonância Magnética mamária realizada mostrou múltiplos nódulos bilaterais com captação de contraste endovenoso. O exame histológico confirmou o envolvimento mamário pela sarcoidose.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Susana Lopes Rodrigues, Beatriz Freixo, Ana Teresa Aguiar, Andreia Coutada, Conceição Leal, Hálio Duarte

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
CC BY-NC 4.0