Pseudoaneurisma da Artéria Hepática após Transplante - Tratamento Endovascular com Stent

Autores

  • Nuno Campos Serviço de Radiologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1539-6285
  • Paulo Donato Serviço de Radiologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25748/arp.28352

Resumo

Pseudoaneurismas da artéria hepática (PAH) após transplante hepático são raros e estão associados a elevada mortalidade. Existem diferentes opções terapêuticas para os PAH, incluindo a intervenção cirúrgica, tratamento endovascular através de embolização com coils ou aplicação de stents e ainda re-transplantação.

Descrevemos um caso de um paciente que desenvolveu um PAH após transplantação hepática, tratado com sucesso através de aplicação de um stent vascular, permitindo a preservação do fluxo arterial hepático e assim um risco mínimo de falência do transplante.

O tratamento endovascular de PAH deve ser encarado como opção terapêutica de primeira linha, quer em pacientes sintomáticos quer em doentes assintomáticos.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Edição

Secção

Casos Clínicos