Tomografia com Ultrabaixa Dose para Pneumonia na Emergência: Estudo de Viabilidade
DOI:
https://doi.org/10.25748/arp.33024Resumo
Introdução: O papel da tomografia computadorizada de tórax com ultrabaixa dose (ULDCT) na emergência é desconhecido.
Objetivo: Este estudo avaliou a viabilidade da ULDCT em adultos na emergência com suspeita de pneumonia. Foram medidos a dose de radiação, o tempo entre a solicitação e os relatórios do exame, prescrições de antibióticos também foi correlacionada.
Métodos: Entre outubro de 2017 e dezembro de 2018, incluímos prospectivamente adultos com suspeita de pneumonia adquirida na comunidade, sem diagnóstico definitivo por julgamento clínico. Critérios de exclusão abrangeram condições clínicas que pudessem afetar interpretação da imagem.
Resultados: 131 pacientes elegíveis (idade média de 43,5 anos; 57% homens) foram direcionados para ULDCT. Dezoito (13,7%) foram excluídos. A dose média de radiação da ULDCT foi de 0,14 mSv. Intervalo de tempo entre a solicitação médica e resultado da TC de tórax de ultrabaixa dose foi de 43 minutos.
Conclusão: ULDCT foi viável para pacientes adultos com suspeita de pneumonia na emergência. Relatórios foram disponibilizados em um intervalo razoável e os negativos foram associados a baixa taxa de prescrição de antibióticos.
Palavras-chave: Pneumonia, Tomografia Computadorizada, Antibióticos, Pronto Socorro.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
CC BY-NC 4.0