Rutura de Aneurisma da Artéria Gastroepiploica: Um Caso Raro Tratado com Sucesso Através de uma Abordagem Endovascular
DOI:
https://doi.org/10.25748/arp.34801Resumo
Introdução: A rotura de um aneurisma visceral pode causar uma hemorragia grave. O aneurisma da artéria gastroepiploica esquerda é uma condição rara cuja apresentação clínica pode ser indolente.
Caso Clínico: Doente de 72 anos com dor abdominal de agravamento progressivo, que se acompanhava de uma descida da hemoglobina de 15.3g/dL para 10.7g/dL. A realização de tomografia computorizada com contraste evidenciou um hematoma mesentérico. A realização de arteriografia confirmou a rotura de aneurisma da artéria gastroepiploica esquerda que foi, com sucesso, submetida a embolização.
Discussão: Embora raro, a rotura de um aneurisma visceral pode ser uma causa de admissão no Serviço de Urgência. De acordo com a localização e tamanho do aneurisma, a apresentação clínica pode variar de dor abdominal a choque hipovolémico. A decisão entre abordagem cirúrgica ou percutânea deve ser individualizada.
Conclusão: A rotura de um aneurisma da artéria gastroepiploica é uma condição rara que pode se manifestar simplesmente com dor abdominal. O acesso endovascular pode ser uma abordagem segura em doentes hemodinamicamente estáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Eva Borges, Ana Isabel Ferreira, Sara Fernandes, João Leitão, Luís Miranda
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
CC BY-NC 4.0