O Time-Driven Activity-Based Costing no Setor da Saúde – Aplicação nos Estudos de Tomografia Computorizada
DOI:
https://doi.org/10.25748/arp.37064Resumo
O setor da saúde é uma área em constante mudança e com custos elevados, exigindo uma supervisão contínua e controlo eficiente ao seu funcionamento. A implementação de modelos de custos é uma das ferramentas de gestão que permite auxiliar nesse processo.
O presente trabalho descreve a aplicação do modelo de custeio baseado em atividades orientado pelo tempo (Time-Driven Activity-Based Costing ) para determinar os custos dos exames de Tomografia Computadorizada num hospital público português.
O estudo abrangeu três subcasos: aquisição de um segmento anatômico sem administração de contraste, um segmento anatómico com administração de contraste e três segmentos anatómicos com administração de contraste. Para além da aplicação do método, foram introduzidos dois ajustes, nomeadamente um com a alteração do rácio capacidade prática versus capacidade teórica (65 % em vez de 85%) e outro com a inclusão de recursos em standby.
A aplicação do método, além de permitir a avaliação dos custos e sua alocação, também permitiu identificou áreas sem valor agregado e potenciais melhorias no processo, das quais se destaca a possibilidade de rentabilidade dos recursos humanos através agendamento de exames com e sem contraste em turnos independentes.
O presente trabalho pretende assim preencher uma lacuna identificada na aplicação de métodos de custeio na área da saúde e contribuir para a conscientização da importância do controlo de custos nos serviços de saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Catarina Oliveira, Rui Silva
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
CC BY-NC 4.0