O Papel do Radiologista em Permanência Física no Período Noturno num Hospital Central

Autores

  • Sara Gama Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal https://orcid.org/0009-0000-1144-0958
  • Nuno Campos Serviço de Imagem Médica da Unidade Local de Saúde de Coimbra. Coimbra. Portugal
  • Paulo Donato Serviço de Imagem Médica da Unidade Local de Saúde de Coimbra. Coimbra. Portugal https://orcid.org/0000-0003-1153-3112

DOI:

https://doi.org/10.25748/arp.40621

Palavras-chave:

Radiologistas, Trabalho Noturno, Ecografia, Serviço Hospitalar de Emergência

Resumo

Introdução: Foi objetivo deste estudo perceber o papel do radiologista em permanência física noturna no serviço de urgência de um hospital central, através da análise do impacto dos exames ecográficos na orientação dos doentes, nomeadamente se permitiram evitar a realização de tomografia computorizada.

Métodos: Estudo observacional e retrospetivo que analisou os exames ecográficos de 300 doentes consecutivos que recorreram ao serviço de urgência entre as 20 horas e as 8 horas da manhã, no período de 1 a 17 de novembro de 2023. Foram consideradas as variáveis: sexo, idade, data de admissão, motivo de ida ao serviço de urgência, triagem, encaminhamento de outro hospital, motivo para realização de ecografia, tipo de ecografia, diagnóstico ecográfico, tempo entre o pedido do exame e a sua realização, tempo entre a realização do exame e as 8 horas da manhã, orientação após a ecografia, outros exames imagiológicos, diagnóstico final, orientação final do doente, readmissão no serviço de urgência.

Resultados: Foram realizadas 384 ecografias que permitiram orientar ou excluir patologia em 91,7% dos doentes. Os restantes doentes realizaram tomografia computorizada para melhor esclarecimento do quadro, totalizando 29 exames. Assistiu-se a uma taxa de readmissão de 7,5%, considerando doentes apenas sujeitos a avaliação ecográfica na sua primeira ida ao serviço de urgência.

Conclusão: Conseguiu-se evitar a realização de um número considerável de tomografias computorizadas graças ao acesso a exames ecográficos no período noturno, agilizando a orientação dos doentes e minimizando riscos desnecessários, como elevadas doses de radiação ionizante e reações adversas ao meio de contraste.

Publicado

2025-09-17

Edição

Secção

Artigos Originais