Associação Entre a Adequação dos Pedidos de Tomografia Computorizada e Respetivos Achados Imagiológicos num Serviço de Urgência Básica: Um Estudo Transversal Retrospetivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25748/arp.43112

Palavras-chave:

Diagnóstico por imagem, Tomografia Computorizada, Serviço Hospitalar de Emergência, Procedimentos Desnecessários, Padrões de Prática Médica, Sistemas de Apoio a Decisões Clínicas

Resumo

Objetivo: Avaliar a adequação dos pedidos de tomografia computadorizada num serviço de urgência básica e correlacionar com os respetivos achados imagiológicos.
Métodos: Estudo transversal retrospetivo com uma amostra aleatória de 360 exames de tomografia computorizada solicitados em 2023 no serviço de urgência básica do Hospital de Lamego. Foram recolhidos dados demográficos, clínicos, características do exame e especialidade do médico prescritor. Os achados imagiológicos foram categorizados. A adequação e relevância dos achados foram avaliadas por dois radiologistas certificados. A associação entre adequação e achados foi analisada através de estatísticas descritivas e regressão logística.
Resultados: Foram analisados 360 exames de tomografia computorizada de 342 doentes, com idade mediana de 73 anos e 51,5% do sexo feminino. A maioria dos exames foi solicitada para doentes triados como Urgentes (70,3%), essencialmente por médicos de Cirurgia Geral, Clínica Geral e Medicina Interna (96,4%). No total, 26,9% dos exames foram considerados inadequados, com taxas mais elevadas em doentes mais jovens, do sexo masculino e no nível de triagem Verde (45%). Os exames adequadamente solicitados apresentaram maior probabilidade de detetar achados relevantes relacionados com o episódio de urgência.
Conclusões: Houve uma proporção substancial de exames inadequadamente solicitados no serviço de urgência, em linha com dados internacionais. Exames adequadamente solicitados apresentaram probabilidade até seis vezes superior de detetar achados relevantes para o episódio de urgência do doente, sublinhando a importância do raciocínio clínico, adesão a guidelines e utilização de ferramentas de suporte à decisão, como o ESR iGuide.

 

Downloads

Publicado

2026-01-19

Edição

Secção

Artigos Originais