Adequação e Rentabilidade Diagnóstica das Ecografias Abdominais e Renais no Serviço de Urgência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25748/arp.44184

Palavras-chave:

Ecografia, Doença aguda, Serviço hospitalar de emergência.

Resumo

Introdução: O uso de exames de imagem no serviço de urgência tem aumentado, nomeadamente as ecografias abdominais e renais, instando à avaliação contínua da sua adequação e rentabilidade.
Objetivo: Avaliar os pedidos clínicos, adequação e rentabilidade diagnóstica da ecografia abdominal e renal num serviço de urgência terciário.
Métodos: Avaliámos retrospetivamente todos os doentes adultos admitidos num serviço de urgência e que realizaram ecografia abdominal ou renal urgente entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, excluindo-se estudos point-of-care. A adequação foi determinada usando os Appropriateness Criteria do American College of Radiology. A rentabilidade diagnóstica foi definida como pelo menos um achado positivo potencialmente explicativo do quadro clínico.
Resultados: Identificaram-se 562 ecografias, sendo 295 (52,5%) abdominais e 267 (47,5%) renais. A maioria dos pedidos foram apropriados (abdominal: 88%; renal: 43%). A ecografia abdominal revelou achados positivos em 29,5% dos casos, com maior rentabilidade na colestase (57%) e mais baixa para apendicite (18%). A ecografia renal revelou achados positivos em 13,1% dos casos, com rentabilidade mais elevada para cólica renal (37%).
Discussão e conclusão: Embora a maioria das ecografias tenham sido considerado apropriadas, a rentabilidade diagnóstica foi modesta, particularmente para a ecografia renal na investigação de lesão renal aguda e pielonefrite. A ecografia abdominal é mais rentável na patologia biliar mas com rentabilidade limitada na investigação de apendicite em adultos. O recurso mais seletivo aos exames ecográficos, juntamente com melhor fundamentação clínica e uso de ferramentas de apoio à decisão poderá aumentar a eficiência e impacto diagnóstico no serviço de urgência.

Downloads

Publicado

2026-03-05

Edição

Secção

Artigos Originais