Chamada para número temático: Filhos pródigos? O legado de Burawoy na sociologia portuguesa

2026-02-04

Convidamos à submissão de artigos para um número especial da revista Análise Social intitulado Filhos pródigos? O legado de Burawoy na sociologia portuguesa, que pretende homenagear a obra e o legado de Michael Burawoy.

Este número deseja contribuir para uma “sociologia da sociologia” em Portugal a partir de dois eixos:

  1. suprir a ausência de levantamentos e de sistematização das formas de receção e dos usos das propostas de Burawoy no contexto português.
  2. aprofundar a discussão sobre o papel da sociologia portuguesa na produção global de conhecimento e as suas relações com o modelo de sociologia pública de Burawoy.

 

Aceitam-se submissões de propostas que incluam um destes objetivos

- Burawoy na sociologia portuguesa: análise da receção, apropriação e aplicação das suas propostas, ao nível teórico, metodológico e empírico, em contextos de investigação específicos;

- Sociologia pública em Portugal: avaliação crítica das relações entre conhecimento sociológico, esfera pública e transformação social, com ênfase nos impactos sociais do conhecimento sociológico produzido e ensinado em Portugal;

- Práticas sociológicas engajadas: discussão da dimensão ética na divisão do trabalho sociológico, tendo em vista os diálogos e as práticas da sociologia pública com diferentes audiências. Abordagens aos modos de “engajamento”, formas de relação com atores coletivos, movimentos e instituições incorporadas pela sociologia portuguesa.

- A sociologia portuguesa no mundo: reflexão sobre proximidades e distâncias entre a sociologia portuguesa e o modelo de Burawoy para uma sociologia global. Discussão sobre as inter-relações internas e externas entre os tipos de conhecimento produzidos e a divisão do trabalho sociológico em Portugal.

- Outros contributos e reflexões: sobre a presença e a influência de Burawoy na história da sociologia e do ensino da sociologia em Portugal e/ou que incluam perspetivas comparativas entre Portugal e outros países.

 

Diretrizes de submissão

- Prazo de submissão das propostas: 10 de Abril de 2026

- Notificação de aceitação: 29 de Maio de 2026

- Prazo de envio do manuscrito completo, caso aceite: 30 de outubro de 2026

- Envio de propostas para: saramerlini@iscsp.ulisboa.pt

 

Modalidades de submissão e dimensão

  • Artigos de investigação – proposta até 500 palavras e manuscrito final até 9000 palavras, incluindo notas, tabelas, figuras e referências bibliográficas.
  • Artigos de revisão (ensaios) – proposta até 300 palavras e manuscrito final até 6000 palavras, incluindo as notas, tabelas, figuras e referências bibliográficas.
  • Recensões – proposta até 150 palavras e manuscrito final até 1500 palavras.
  • Perspetivas – proposta até 200 palavras e manuscrito final até 2500 palavras.

- Ver instruções detalhadas para autoras/es e condições de submissão em https://revistas.rcaap.pt/analisesocial/about/submissions.

- Línguas: português e inglês.

Todos os manuscritos serão alvo de um processo de revisão de pares (double-blind peer-review) em articulação com as/os editoras/es e o Conselho de Redação da revista Análise Social.

 Comissão organizadora

Sara Merlini, Cláudia Casimiro e Vasco Ramos