Motivações para o uso de aplicações de online dating no contexto português: a relevância dos turning points

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2020235.04

Palavras-chave:

turning points, Tinder, motivações, online dating

Resumo

Este artigo pretende contribuir para a discussão dos usos de soluções de online dating, concretamente na contextualização das motivações que conduzem a essa prática, focando-se nos turning points ao longo das trajetórias de vida dos utilizadores. Para tal, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, realizando-se entrevistas semiestruturadas a 27 utilizadores portugueses da aplicação Tinder. Através da mesma, a presente investigação fornece dados respeitantes às motivações e à sua contextualização. Entre elas contam-se: socializar, procurar um relacionamento ou alguém com quem ter sexo. Estas motivações são contextualizadas por um conjunto de eventos entre os quais: término de um relacionamento, mudança de local de residência ou acontecimentos no âmbito do círculo de amigos que catalisam o uso de soluções de online dating.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Sepúlveda, R., & Vieira, J. (2020). Motivações para o uso de aplicações de online dating no contexto português: a relevância dos turning points. Análise Social, 55(235), 300–330. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2020235.04

Edição

Secção

Artigos