Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2018227.02Palavras-chave:
exames, crianças, 1.º ciclo, dinâmicas familiares e escolaresResumo
No quadro de um modo de regulação do sistema educativo assente na ideologia da performatividade mediante um trabalho escolar intensificado, este texto centra-se na recente experiência de reintrodução dos exames no 4.º ano em Portugal. Analisam-se as vozes de crianças, pais e professores difundidas em peças noticiosas televisivas (2012-2015), procurando perceber como se posicionam e como lidam com os exames. Os discursos revelam que os exames contaminam totalmente a vida escolar e familiar e implicam um trabalho cognitivo e emocional, por parte destes atores, visando a fabricação de alunos capazes de lidar eficazmente com a performatividade em idades cada vez mais precoces.
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Publicado
2018-06-29
Como Citar
Ferreira, M., Matias Diogo, A., & Portugal e Melo, B. (2018). Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV. Análise Social, 53(227), 280–307. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2018227.02
Edição
Secção
Artigos