Performatividade e distinções escolares no contexto da escola pública: tendências internacionais e especificidades do contexto português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2017224.03

Palavras-chave:

excelência, distinção, premiação, escola pública

Resumo

Partindo de uma análise multidimensional da excelência académica, discute-se o papel dos rituais de distinção dos melhores alunos na escola pública. Com base numa metodologia multiescalar, procede-se ao levantamento de práticas de premiação adotadas em países mais próximos da ideologia neoliberal (eua, Reino Unido, França e Chile) e também ao mapeamento dos mecanismos de distinção implementados nas escolas secundárias portuguesas. Os resultados apontam para a expansão global da ritualização das distinções, embora se evidenciem diferentes apropriações nacionais e locais, decorrentes das especificidades das escolas e do meio envolvente.

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Publicado

2017-09-30

Como Citar

Quaresma, M. L., & Lima Torres, L. (2017). Performatividade e distinções escolares no contexto da escola pública: tendências internacionais e especificidades do contexto português. Análise Social, 52(224), 560–582. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2017224.03

Edição

Secção

Artigos