Performatividade e distinções escolares no contexto da escola pública: tendências internacionais e especificidades do contexto português
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2017224.03Palavras-chave:
excelência, distinção, premiação, escola públicaResumo
Partindo de uma análise multidimensional da excelência académica, discute-se o papel dos rituais de distinção dos melhores alunos na escola pública. Com base numa metodologia multiescalar, procede-se ao levantamento de práticas de premiação adotadas em países mais próximos da ideologia neoliberal (eua, Reino Unido, França e Chile) e também ao mapeamento dos mecanismos de distinção implementados nas escolas secundárias portuguesas. Os resultados apontam para a expansão global da ritualização das distinções, embora se evidenciem diferentes apropriações nacionais e locais, decorrentes das especificidades das escolas e do meio envolvente.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-30
Como Citar
Quaresma, M. L., & Lima Torres, L. (2017). Performatividade e distinções escolares no contexto da escola pública: tendências internacionais e especificidades do contexto português. Análise Social, 52(224), 560–582. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2017224.03
Edição
Secção
Artigos