Literacia mediática e cidadania: uma relação garantida?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2015216.04

Palavras-chave:

literacia mediática, competências de literacia mediática, cidadania, práticas de cidadania

Resumo

Desde os anos 80 do século xx que a relação entre literacia mediática e cidadania tem vindo a ser claramente assumida não só no discurso político, mas também no académico. De forma simples (por vezes, até simplista), burocratas e investigadores têm considerado que, estando reunidas as “condições” de base no que à literacia mediática diz respeito (mais competências de literacia mediática), os indivíduos irão alterar as suas práticas de cidadania: serão melhores cidadãos. Este texto resulta de uma investigação desenvolvida, entre 2009 e 2013, no CIES-IUL, e os resultados mostram que a relação entre competências de literacia mediática e práticas de cidadania se revela pouco – ou mesmo nada – significativa.

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Publicado

2015-09-30

Como Citar

Lopes, P. C. . (2015). Literacia mediática e cidadania: uma relação garantida?. Análise Social, 50(216), 546–580. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2015216.04

Edição

Secção

Artigos