Ensaio sobre o dom na televisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2014210.03

Palavras-chave:

dom, televisão, sociologia, Marcel Mauss

Resumo

O dom tem sido estudado nas mais variadas áreas das relações sociais, mas não na sua concretização televisiva, constante e variada. Partindo da perspetiva da televisão, não só como reprodutora, mas também como produtora de sociedade, tentamos uma abordagem sociológica geral do dom na televisão. Tal como nas restantes relações sociais, ele manifesta-se de diferentes formas, desde os grandes tele-eventos caritativos até aos talk shows quotidianos. Apesar de inseridas na esfera mercantil do negócio televisivo, estas emissões mantêm o caráter primordial do dom, reforçando a autoridade da televisão e os laços com a sua audiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-03-30

Como Citar

Cintra Torres, E. . (2014). Ensaio sobre o dom na televisão. Análise Social, 49(210), 56–72. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2014210.03

Edição

Secção

Artigos