As universidades portuguesas na senda da investigação empreendedora: onde estão as diferenças?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2013208.05

Palavras-chave:

universidades públicas, Portugal, investigação científica, ciência

Resumo

Nos últimos anos têm sido discutidas as mudanças nos quadros epistemológicos, éticos e sociais que envolvem a ciência na atualidade. Particularmente influentes nas transformações ocorridas foram as lógicas incorporadas nas narrativas da “sociedade do conhecimento” e do managerialismo/Nova Gestão Pública (NGP). As noções de “ciência pós-académica”, o “Modo 2 de produção do conhecimento” e o acrónimo PLACE têm vindo a ser utilizados para caracterizar estas mudanças. Este artigo pretende analisar se o modo como a investigação é apresentada pelas universidades públicas portuguesas nos seus websites expressa a influência destas novas noções de ciência. Conclui que existe uma certa ambiguidade nos discursos, o que configura fenómenos de hibridismo.

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

Santiago, R. ., Carvalho , T. ., & Ferreira, A. . (2013). As universidades portuguesas na senda da investigação empreendedora: onde estão as diferenças?. Análise Social, 48(208), 594–620. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2013208.05

Edição

Secção

Dossiê-Ensino Superior