Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2020237.03Palavras-chave:
racionalização, modernização, agrupamentos de escolas, democratizaçãoResumo
A racionalização do sistema escolar português, ocorrida nos últimos vinte anos, operou uma profunda reconfiguração da rede, da tipologia dos estabelecimentos e da sua gestão. Estudou-se o processo de construção dos agrupamentos de escolas e as configurações organizacionais resultantes, problematizando os seus contributos para a democratização da educação escolar. A análise apoiou-se em dados estatísticos solicitados ao Ministério da Educação e, de forma complementar, em Relatórios de Avaliação Externa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Foi possível identificar a diversidade organizacional da configuração “agrupamento”, bem como observar o seu impacto limitado na democratização e melhoria dos processos de escolarização.
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Publicado
2020-12-30
Como Citar
Lima, L. C. ., & Lima Torres , L. . (2020). Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal. Análise Social, 55(237), 748–774. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2020237.03
Edição
Secção
Artigos