O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2022243.04Palavras-chave:
ensino superior, sociologia da educação, Portugal, pedagogiaResumo
Esta pesquisa contribui para problematizar o modo como o ensino da sociologia da educação se configura, na atualidade, em licenciaturas e mestrados nas universidades e politécnicos em Portugal. A abordagem empírica assenta na análise das fichas de todas as unidades curriculares em funcionamento no ano letivo de 2018/19 considerando quatro elementos curriculares fundamentais: onde e quando, o quê, como e para quê se ensina a disciplina. Os resultados reforçam a identificação de três espaços curriculares diferenciados – formação de professores, sociologia e educação – e sugerem a presença de um modelo pedagógico transmissivo mesclado com práticas típicas de modelos pedagógicos ancorados na aprendizagem dos estudantes e na comunicação.
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Publicado
2022-06-30
Como Citar
Gaio Alves , M. ., & Matias Diogo, A. . (2022). O ensino de sociologia da educação nas universidades e politécnicos em Portugal: análise de um universo curricular tripartido. Análise Social, 57(243), 280–308. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2022243.04
Edição
Secção
Artigos