Conceções de deficiência em estudantes do Ensino Superior: estudo exploratório na Universidade do Algarve
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2022245.04Palavras-chave:
conceção, deficiência, inclusão, ensino superior, Escala Intercultural de Conceções de DeficiênciaResumo
No contexto internacional e nacional, marcado pela reivindicação do direito à inclusão das pessoas com deficiência e à construção de uma sociedade inclusiva, um dos obstáculos são as barreiras atitudinais sustentadas em conceções excludentes sobre a deficiência. O estudo que se apresenta procurou compreender quais as conceções de deficiência de estudantes da Universidade do Algarve. Os resultados indiciam uma discordância com a conceção metafísica e uma valorização da conceção biológica. Revela a existência de dispersão de opiniões relativamente à conceção social. Aduzem-se reflexões sobre as implicações para um ensino superior comprometido com a inclusão educativa e uma sociedade inclusiva.
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Publicado
2022-12-30
Como Citar
Borges, M. L., Martins, M. H., Guerreiro, A., Pereira Leite, L., & Luísa, C. (2022). Conceções de deficiência em estudantes do Ensino Superior: estudo exploratório na Universidade do Algarve. Análise Social, 57(245), 704–725. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2022245.04
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Artigos