Jovens no discurso da imprensa portuguesa: um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2009191.06

Palavras-chave:

media, discurso, jovens, representações, “ageísmo”

Resumo

A investigação tem realçado o poder do discurso dos media na constituição da “juventude” como uma categoria homogénea e problemática. Este artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório sobre este discurso, praticamente inexplorado no contexto nacional. Não tendo pretensões de representatividade nem de generalização, examina o conteúdo e o estilo dos textos sobre jovens publicados durante uma semana nos principais jornais e revistas de informação geral, tendo em conta algumas das suas condições de produção, a forma como estes manifestam e constituem um modo de controlo da acção discursiva dos jovens e propiciam a reprodução de conhecimento, atitudes e ideologias adultocêntricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Pinto Coelho, M. Z. . (2009). Jovens no discurso da imprensa portuguesa: um estudo exploratório. Análise Social, 44(191), 361–377. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2009191.06

Edição

Secção

Artigos