Jovens no discurso da imprensa portuguesa: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2009191.06Palavras-chave:
media, discurso, jovens, representações, “ageísmo”Resumo
A investigação tem realçado o poder do discurso dos media na constituição da “juventude” como uma categoria homogénea e problemática. Este artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório sobre este discurso, praticamente inexplorado no contexto nacional. Não tendo pretensões de representatividade nem de generalização, examina o conteúdo e o estilo dos textos sobre jovens publicados durante uma semana nos principais jornais e revistas de informação geral, tendo em conta algumas das suas condições de produção, a forma como estes manifestam e constituem um modo de controlo da acção discursiva dos jovens e propiciam a reprodução de conhecimento, atitudes e ideologias adultocêntricas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-06-30
Como Citar
Pinto Coelho, M. Z. . (2009). Jovens no discurso da imprensa portuguesa: um estudo exploratório. Análise Social, 44(191), 361–377. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2009191.06
Edição
Secção
Artigos