Demografia escolar e análise longitudinal: escolarização e escolaridade de coortes de alunos dos ensinos básico e secundário

Autores

  • Mário Leston Bandeira Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2007183.07

Palavras-chave:

tábua de escolarização, tábua de escolaridade, fluxos escolares, insucesso escolar, demografia escolar

Resumo

Sendo, em aspectos essenciais, similares aos fenómenos demográficos, os fenómenos escolares podem e devem ser estudados mediante técnicas idênticas às da análise demográfica. Em particular, a análise longitudinal da escolarização e da escolaridade permite reconstituir a história de coortes escolares e, desse modo, contribuir para um conhecimento mais fundamentado do desempenho e do insucesso escolares. Este texto apresenta propostas metodológicas no âmbito da demografia escolar, as quais são exemplificadas com a reconstituição da escolarização da geração de 1981 e da escolaridade da promoção de alunos matriculados em 1993-1994 no 7.° ano de escolaridade.

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Publicado

2007-06-30

Como Citar

Leston Bandeira, M. (2007). Demografia escolar e análise longitudinal: escolarização e escolaridade de coortes de alunos dos ensinos básico e secundário. Análise Social, 42(183), 515–538. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2007183.07

Edição

Secção

Artigos