Ensino superior, investigação e precariedade em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2023248.09

Palavras-chave:

precariedade, ensino superior, docência, investigação

Resumo

Nos últimos anos, a precariedade tem sofrido um aumento entre os mais diversos setores económico-produtivos. A universidade é um dos exemplos mais evidentes de como este fenómeno não se restringe a empregos com uma formação reduzida. A partir da recensão comparativa de duas obras recentemente publicadas, O Ensino Superior e Desenvolvimento, de José Ferreira Gomes, e Nós Somos os Rankings! Precariedade, Reflexividade e Acção Social na Academia Neoliberalizada, de Ana Ferreira, o objetivo deste ensaio reside na análise, por um lado, da relação entre a reconfiguração estrutural das instituições de ensino superior e o aumento da precariedade nesta área e, por outro, dos seus impactos na condição socioprofissional de quem dedica as suas vidas ao trabalho académico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-08

Como Citar

Matos, J. N. (2023). Ensino superior, investigação e precariedade em Portugal. Análise Social, 58(248), 632–646. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2023248.09