«Not for sale»? A destruição e a reforma das comunidades futebolísticas na aquisição do Manchester United pelos Glazer

Autores

  • Adam Brown Universidade Metropolitana de Manchester

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2006179.12

Palavras-chave:

comunidades futebolísticas, identidade local, Manchester United

Resumo

O presente artigo explora os antecedentes, a cultura futebolística e a oposição por parte de muitos adeptos do Manchester United à aquisição do clube pela família norte-americana Glazer. Situa-se a luta contra o processo de aquisição no contexto de uma série de tendências que marcou a base de adeptos do United: a reafirmação da identidade local entre os apoiantes naturais de Manchester; a formação de diferentes grupos entre os adeptos; a natureza das respectivas comunidades. Analisa-se a incapacidade das organizações de adeptos altamente politizadas para impedirem a aquisição e consequente destruição da comunidade. E, para concluir, traça-se o processo de formação de um novo clube, propriedade dos adeptos - o FC United of Manchester, fundado por apoiantes descontentes e desiludidos do Manchester United -, à luz de diferentes abordagens teóricas ao conceito de «comunidade».

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

Brown, A. (2006). «Not for sale»? A destruição e a reforma das comunidades futebolísticas na aquisição do Manchester United pelos Glazer. Análise Social, 41(179), 555–582. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2006179.12