Os novos caminhos para a Índia nos Media (2017-2019)
DOI:
https://doi.org/10.31447/202242Palavras-chave:
Media, Imprensa, Portugal-Índia, António Costa, Narendra ModiResumo
Este artigo analisa um conjunto de matérias publicadas nos jornais portugueses e indianos em redor das viagens do primeiro-ministro português António Costa à Índia em janeiro de 2017 e em dezembro de 2019. Pretende-se escrutinar como, por um lado, são apresentados a Índia e o seu primeiro-ministro, Narendra Modi, na imprensa portuguesa e, por outro, observar o sentido e o tom dos textos publicados na imprensa indiana referentes a Portugal e a António Costa. Quais os enquadramentos mediáticos e qual a linguagem dos atores políticos e dos meios jornalísticos no decorrer destas viagens? Quais as afinidades e quais os contrastes nos textos que circulam no medium impresso entre o período colonial e o presente pós-colonial? Será a cobertura das imprensas portuguesa e indiana deste início do século XXI indicativa de algum ressentimento pós-colonial nas relações hoje estabelecidas entre a Índia e Portugal ou estarão os interesses comerciais e tecnológicos a obnubilar esse passado do domínio imperial português no subcontinente indiano?