“Que força é essa?”. Dualismo, dominação, desigualdade e recomposições sociais aceleradas na compreensão sociológica da estrutura social portuguesa contemporânea.

Autores

Palavras-chave:

dualismo, dominação, desigualdades, estrutura social portuguesa

Resumo

A publicação, em 1964, nas páginas da revista Análise Social, de “Portugal, sociedade dualista em evolução”, da autoria de Adérito Sedas Nunes, é tida como um marco inaugural na investigação sociológica sistemática sobre a estrutura social portuguesa. O presente texto procura reconstituir o argumento sociológico dualista contido no artigo, o caminho de aprofundamento de pesquisa sobre a estrutura social portuguesa a que este convidava e a concretização de um tal caminho, num quadro paradigmático, progressivamente definido em torno da dominação e das desigualdades, que a constituição de um campo disciplinar no domínio da sociologia tem garantido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Borges Pereira, V. . (2023). “Que força é essa?”. Dualismo, dominação, desigualdade e recomposições sociais aceleradas na compreensão sociológica da estrutura social portuguesa contemporânea. Análise Social, 58(249), 738–765. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/analisesocial/article/view/34163