Os académicos precarizados e os outros: construindo uma legitimação sucessiva de um regime excecional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2023249.09

Palavras-chave:

precariedade, ensino superior, ciência, condições laborais, Portugal

Resumo

Atualmente, o setor do ensino superior e da ciência é fortemente afetado pela prevalência de vínculos laborais precários. Este ensaio parte dos sentidos que académicos em posições precárias e permanentes atribuem às funções de ensino e de investigação, assim como aos vínculos laborais associados a estas, para refletir sobre a sua imbricação no desenvolvimento do setor durante o período democrático em Portugal. Discute-se a legitimação contínua de mecanismos de fechamento da academia à integração permanente de investigadores, resultando numa normalização da contratualização precária que atualmente se estende a todas as funções académicas. Este sistema dual promove disparidades internas, contribui para a reprodução de estruturas de poder e cria um ambiente de competição exacerbada que, no seu conjunto, obstaculizam o cumprimento das missões do ensino superior e da ciência.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Ferreira, A. (2023). Os académicos precarizados e os outros: construindo uma legitimação sucessiva de um regime excecional. Análise Social, 58(249), 806–823. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2023249.09