Os propagandistas do ódio: o bolsonarismo-raiz em ação
DOI:
https://doi.org/10.31447/202318Palavras-chave:
Bolsonarismo-raiz, propaganda eleitoral, agitadores, afetos políticosResumo
Este artigo visa elucidar os significados e os padrões recorrentes da agitação bolsonaristaraiz ao longo das eleições gerais de 2018, assim como os afetos políticos mobilizados na sua vitoriosa propaganda política. Empreendeu-se ao levantamento das postagens emitidas por 31 dos principais formadores de opinião e influenciadores digitais bolsonaristas nas suas páginas oficiais do Facebook e nos seus canais de YouTube, durante o período autorizado para propaganda eleitoral. O inventário das ideias-força, que se repetiram e sustentaram os seus discursos políticos no decurso de tempo em foco, configurou os seguintes campos semânticos: o antipetismo, o conservadorismo moral, a exaltação do líder, o punitivismo e o neoliberalismo. A propaganda eleitoral bolsonarista-raiz, enquanto técnica de psicologia de massas, avivou afetos centrais para a mobilização política – o ódio, o medo, o ressentimento e a idolatria –, os quais foram intensamente explorados pelos seus agitadores como resultado da combinação entre meios racionais e fins irracionais.